O casamento
de Julia Amália Pereira Gomes e Antonio José Renno Jr.
Notícia publicada no jornal A Verdade, anno 2, no. 24, 18/08/1887

Rio, 18 de julho de 1969

A cópia dessa matéria foi-me enviada por grande gentileza de um neto do diretor e fundador do semanário de Itajubá - "A Verdade" - o Dr. José Ernani de Lima, parente da Evangelina, formado pelo Instituto Eletrotécnico de Itajubá, na turma de José Mendonça Chaves. O Dr. José Ernani de Lima é filho do maestro itajubense Luiz Ramos de Lima, casado com Orminda Rennó Lima, filha do Alferes Luiz Francisco Rennó, irmão do Cel. Antonio José Rennó, pai de meu sogro.

Assina José Alfredo Gomes.

CONSÓRCIO

No dia 11 do corrente mez, na freguezia de Vargem-Grande, d'este município, uniram-se pelos laços matrimoniaes a exma. Sra. D. Julia Amália Pereira Gomes e o nosso conterrâneo o sr. Antonio José Rennó Junior, sympathico filho do sr. Capitão Antonio José Rennó, servindo de paranimphos, por parte da noiva, o sr. Dr. José Pereira dos Santos e sua exma. Sra. e, por parte do noivo, o sr. João José Rennó e a exma. sra. D. Eulalia Pereira Gomes.

Começou a pomposa festa por um lauto jantar servido aos convidados, seguindo-se o acto do casamento, que foi presenciado, se não nos enganamos, por mais de 600 pessoas.

Depois do mesmo o sr. Conego José L. de Mello, que foi o celebrante, leo as cartas de liberdade concedidas aos escravos Daniel e Rita, pelo sr. Capm. Rennó e sua exma senhora, e a Clemente e Maria pelo sr. Francisco Braz e sua exma. esposa, proferindo brilhantes palavras em relação ao generoso acto com que os dignos paes dos noivos mostraram o regozijo pelo feliz consórcio de seus filhos.

Tanto o seu discurso como o humanitário e elevado proceder d'aquelas dignas pessoas, que mais uma vez provaram a grandeza de seu corações, foram enthusiasticamente applaudidos pela numerosa e escolhida sociedade, com prolongadas palmas.

Na mesma ocasião o rvdm. Padre Joaquim A. de Siqueira, digno e estimado parocho da cidade de São Bento, com escolhidas phrases descreveo o casamento, terminando por uma saudação aos noivos.

Depois d'estes actos e dos comprimentos aos noivos e suas famílias, foram os convidados levados para um salão onde uma meza de finos doces, delicada e artisticamente enfeitada, foi offerecida aos mesmos.

Levantaram ahi sinceras saudações aos nubentes e aos seus progenitores os srs. Dr. José Pereira dos Santos, dr. Christiano Brazil, Cyro Gonçalves, João Ramos de Lima, Luiz Antonio Pinto de Noronha e Joaquim Bento Vieira, cujas palavras foram o testemunho do quanto a todos alegrava o sympathico enlace do jovem par.

Respondendo a esses brindes o inteligente academico dr. Wenceslau Gomes, produziu um eloquente discurso, em que, com elevadas e commovidas palavras, agradeceu em seu nome e nos de seu pai e familia, a todos os que alli se achavam e aos oradores que os saudaram .

As 9 horas da noite começou o baile que prolongou-se até a madrugada do dia seguinte, dançando sempre grande numero de pares.

A parte musical coube as duas corporações do logar, que alternativamente executaram bonitas quadrilhas e polkas.

Muito concorreu para o brilhantismo da festa a elegancia com que se trajavam todas as senhoras que alli se achavam.

Durante o chá, que foi servido a meia noute, foram ainda trocados diversos brindes, entre os quaes um do dr. Wenceslau Gomes á imprensa, representada no festim pelos srs. Cyro Gonçalves, Olimpio de Magalhães, Luiz A. P. de Noronha e dr. Christiano Brazil.

A esta significativa saudação respondeo o nosso colega Cyro Gonçalves, que alongando-se em seu discurso, foi felicissimo na discripção da mulher, quer como filha, quer como esposa, quer como mãe.

O distincto e intelligente orador citando factos históricos em que a mulher, ente fraco por natureza, tem-se mostrado forte e animosa pelo valor sublime e incomparável de seu amor e dedicação, saudou a exma. Sra. D. Isabel Pereira dos Santos, digna esposa do sr. Francisco Bráz, comparando a mesma senhora á mãe dos Gracchos, para quem o maior thesouro era a educação de seus filhos.

A esse brinde que foi geralmente applaudido, respondeo o dr. Wenceslau, agradecendo as palavras dirigidas á sua idolatrada mãe.

Pelo mesmo dr. Wenceslau, foi saudado o dr. Pereira dos Santos, que agradeceu com bonitas frases.

O sr. Cyro Gonçalves levantou um brinde ao sr. Capm. Rennó, sendo acompanhado por todas as pessoas presentes.

Pela madrugada foi servida a ceia, sendo todo o serviço perfeitamente dirigido.

O sr. Francisco Braz, sua exma. Senhora e seus dignos filhos foram incansáveis em obsequiar a seus convidados, que se retiraram penhorados por tanta dedicação que indistinctamente lhes era dispensada.

As festas continuaram ainda por alguns dias.

Terminando esta notícia, damos sinceros parabens aos noivos e ás suas famílias, que tiveram na grande concurrência de pessoas de todas as classes á imponente festa, a prova de quanto são estimados pelos seus concidadãos e das sympathias que dispertou o feliz e applaudido enlace.

Mil venturas acompanhem os noivos.

-----------------