Elisabeth

Imagem de santa Elizabeth na Igreja de Marburg

(ver textos da Grolier, Enc. Católica e site mexicano)

abaixo, tradução de texto da MDR.

Elisabeth (A Santa Elisabeth de Thueringen / da Hungria)

Landgraefin de Thueringen (1221-1227/1231)

Nasceu em 7 de julho de 1207 em Sárospatak (norte da Hungria)

Morreu em 17 de novembro de 1231 em Marburg

Torre de Marburg

Elisabeth nasceu em 7 de julho de 1207 em Sárospatak (norte da Hungria) como filha do rei da Hungria, Andreas II, e de Gertrud von Andechs-Meran.

Ela foi para Thueringen em 1211 aos 4 anos, no castelo ludovíngeo de Hermann I, e lá criada junto com os seis filhos do landgrave. Assim ela cresceu junto com seu futuro esposo, Ludwig IV.

Ela, na verdade, havia sido designada para ser a esposa de Hermann, o irmão mais velho de Ludwig, que morreu em 1216. Através do noivado se fortaleceria a aliança do partido de oposição (no qual o landgraf Hermann também pertencia) contra o Welfen-Kaiser Otto IV.

Em 1221, aos 14 anos, ela se casou com Ludwig IV na igreja Georgenkirche em Eisenach. Ludwig era o Landgraf de Thueringen desde 1217.

Em 28 de março de 1222 nasceu o seu primeiro filho, Hermann II, em Creuzburg,. Ela teve mais duas filhas: Sofia em 30 de março de 1224 em Wartburg e Gertrud, três semanas após a morte de seu pai, em 29 de setembro de 1227.

Elisabeth fez uso de sua posição como landgravina para lutar contra a pobreza e a fome. Em 1226 ela mandou construir um hospital na parte de baixo de Wartburg, dirigida pelos franciscanos. Lá ela se dedicava a atender os doentes e os pobres.

Seu marido morreu numa Cruzada com o Kaiser Friedrich II, em 11 de setembro de 1227. Devido ao fato de seu filho Hermann estar com apenas 5 anos de idade, o irmão de Ludwig, Heinrich Raspe continuou o reinado em Thueringen. Heinrich Raspe expulsou Elisabeth e seus filhos do castelo. Ela foi para Marburg, entrou na Terceira Ordem de São Francisco e levou uma vida de total ascetismo. Em Marburg ela fundou uma casa para os pobres em nome dos franciscanos, onde ela passou os seus últimos anos de vida como enfermeira.

Em 17 de novembro ela morreu aos 24 anos de idade. A data do seu sepultamento, 19 de novembro, é conhecida até hoje como o "Dia da Santa Elisabeth".

O hospital fundado por ela foi destinado à Ordem Alemã. Elisabeth von Thueringen foi consagrada pelo Papa Gregorio IX como a "Honra dos altares" e em 1 de junho, no Domingo de Pentecostes do ano de 1235, considerada santa.

Principalmente em Thueringen, Hessen e Hungria existem até hoje lendas e tradições em torno da Santa Elisabeth - como por exemplo a lenda do milagre da rosa.

No castelo de Creuzburg , a oeste de Thueringen, uma das residências preferidas de Elisabeth, existe um Elisabethenkemenate*, que desde 1993 está aberto à visitação pública.